Empresa cria passeio ecológico com biólogos na Lagoa de Marapendi

//Empresa cria passeio ecológico com biólogos na Lagoa de Marapendi

Empresa cria passeio ecológico com biólogos na Lagoa de Marapendi

2016-06-28T15:03:05-03:0028/06/2016|Editorial|

José Alexandre Carneiro cresceu às margens da Lagoa de Marapendi. Filho do criador da empresa Barrabalsas, uma das duas companhias que operam embarcações pela região, ele morou por muito tempo no condomínio Barra Sul, que as utiliza para atravessar a lagoa e chegar até a Praia do Recreio. Ao longo de 25 anos, viu a Lagoa de Marapendi se degradar:

— Meu pai conta que antigamente o pessoal nadava pela lagoa para chegar até a praia. Hoje, com o esgoto, não dá.

Para tentar conscientizar os moradores a respeito da necessidade de se preservar a lagoa, Carneiro, que acaba de assumir a Barrabalsas, está promovendo passeios ecológicos pela região. Desde o início do ano, faz viagens com estudantes, moradores e interessados. Durante o passeio, um biólogo explica a importância do complexo lagunar e fala sobre o ecossistema existente. O custo é de R$ 15 para moradores dos condomínios Pontões e Barra Sul e R$ 20 para os demais.

— O valor é só para bancar os meus custos. Eu não lucro com isso — diz Carneiro.

Outra iniciativa teve sua primeira edição no último dia 28: o passeio beneficente pela Lagoa de Marapendi. A programação é igual, mas para participar deve-se levar dois quilos de alimentos não perecíveis, a serem doados para a Creche Casulo Nossas Crianças, em São Cristóvão:

— A primeira edição deu muito certo. Mesmo quem não participou doou alimentos.