Prezados,
Somos dois ambientalistas preocupados com uma gestão adequada dos resíduos sólidos urbanos, que se trata da parte reciclável presente no nosso lixo, primando por um recolhimento e destinação apropriada. O gerenciamento adequado desses materiais contribui não apenas com o meio ambiente, mas também com o meio social e econômico, proporcionando emprego e renda para os profissionais que lidam diretamente com os recicláveis e um retorno financeiro as localidades que introduzem essa logística no seu dia a dia. Assim, realizamos a parte de consultoria, com a orientação aos caseiros e moradores de como manusearem os resíduos e a implantação desse sistema, gerando benefícios para o tripé (social, ambiental e econômico) de um viver ecologicamente correto.
Como exemplo de vantagens adquiridas, citamos aqui os dados referentes a um dos condomínios em que iniciamos a gestão dos recicláveis, onde apenas com o projeto piloto e com 13 casas participantes, inicialmente, houve em duas semanas de implantação o recolhimento de 1004,8 kg, ou seja, aproximadamente uma tonelada; e um retorno financeiro, para o condomínio, de R$ 176,06. Vale ressaltar que se trata de um condomínio em que os recicláveis não possuem tanto valor agregado, sendo destinado para a reciclagem mais sucata, vidro e plástico. Quando a gestão dos resíduos passar a abranger todas as casas a quantidade de materiais recolhidos irá aumentar e, consequentemente, o valor que será repassado ao condomínio, podendo ser utilizado para reduzir despesas locais.
Nós desfrutamos de uma parceria no condomínio (Pedra de Itaúna) com a ONG One by One, fundada pela argentina Teresa Stengel, sediada no quintal de sua casa, onde doamos lacres para Campanha Lacre Solidário, campanha que se iniciou há três anos e que hoje se tornou a campanha de maior visibilidade dentro da instituição! Este ano, também, passaram a receber tampinhas plásticas. Aproximadamente meia tonelada (770 garrafas pet de 2L cheias) de lacres ou 3500 kg de tampinhas equivale a uma cadeira de rodas sob medida.
A One by One é uma associação sem fins lucrativos, que há 16 anos tem como missão proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes de baixa renda com necessidades especiais, através da mobilidade adquirida por cadeira de rodas sob medida, das aulas de estimulação e arte, da educação, da orientação e apoio familiar, da mobilidade e inclusão social. Durante seus anos de existência já doaram 1.300 cadeiras sob medida e atenderam 1.200 famílias, impactando 4.800 pessoas (mais 500 famílias eventuais durante a pandemia).
Desta forma, uma outra possibilidade de impacto positivo que a inserção de um projeto para os recicláveis pode gerar na localidade é a reversão do valor adquirido com os recicláveis para a ONG, ajudando a mesma na assistência de mais famílias e impactando um maior número de pessoas necessitadas.
Desde já agradeço a atenção e espero que possamos fechar uma parceria, onde estamos abertos para uma possível conversa e esclarecimento de quaisquer dúvidas. Em anexo segue o nosso portfólio com mais informações sobre esse sistema de gestão e as fotos de entrega dos lacres na OnG One by One.
Atenciosamente,
Clarice Silva Lima
Pesquisadora do Grupo de Estudos sobre Natureza e Sociedade – GENESE/CNPq
Cientista Ambiental e Geógrafa
Drª. em Geografia – PPGEO/UERJ
Tel.: (21) 98171-9321